A REGIÃO

RMC TEM RECORDE DE EXPORTAÇÕES NO ANO

Resultado é o melhor desde 2011; economista da PUC-Campinas sinaliza efeito positivo para a região

A balança comercial da Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresentou, em setembro, um resultado positivo das exportações em relação ao mesmo período de 2017, registrando um valor de 453,2 milhões de dólares em produtos vendidos ao exterior – 11% a mais do que no ano passado. O valor também é o maior registrado em 2018.

O número, de acordo com o levantamento do Observatório PUC-Campinas, é proveniente do aumento nas exportações de veículos, medicamentos, autopeças e partes de motores. No que se refere às importações, setembro apontou queda de 7,9% na comparação com os dados de 2017, sobretudo pela diminuição na compra de aparelhos telefônicos e defensivos agrícolas.

Para o economista Paulo Oliveira, responsável pelo estudo – oriundo da interpretação de dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços –, o desfecho favorável no mês na pauta de exportações se explica, também, pela comercialização de insumos de média-alta complexidade, que responderam por mais de 60% do valor total exportado no período. “A situação, aliada à redução na exportação de bens menos complexos, representa uma condição benéfica à região, pois produz efeitos na demanda por mão de obra mais qualificada, e maior capacidade de geração e distribuição de renda”, destacou.

No tocante às importações, a queda na compra de produtos de média-média , como aparelhos de telefonia, cosméticos e substâncias agrícolas, e média-alta complexidade, como compostos heterocíclicos e borracha sintética, também sinaliza um avanço para a RMC. “Considerando a habilidade da região para produzir bens destas categoriais, isso pode significar uma diminuição da dependência externa”, frisou o docente.

Balanço anual

Mesmo com o resultado de setembro, o déficit da balança comercial na Região Metropolitana de Campinas continua crescente: no acumulado do ano, a diferença entre as importações e as exportações já atingiu 6,02 bilhões de dólares. No comparativo com o último estudo divulgado pelo Observatório PUC-Campinas, houve um aumento superior a 13%.

Campinas é o Município com maior participação nas transações, tendo exportado, ao longo de 2018, o valor de 844,7 milhões de dólares, e importado produtos que ultrapassam 2,3 bilhões. As cidades de Paulínia, Indaiatuba, Sumaré, Vinhedo, Valinhos, Americana, Itatiba e Jaguariúna também exibem números expressivos.

Observatório PUC-Campinas

O Observatório PUC-Campinas é responsável pelo monitoramento de dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e está, atualmente, amparado em quatro eixos temáticos: Atividade Econômica/Comércio Internacional; Emprego/Renda; Sustentabilidade/ Desafios do Milénio; e Indicadores Sociais. Os estudos se estruturam na seleção de indicadores e análise sistêmica de dados que podem ser usados em diversos setores da sociedade.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

FACEBOOK
06/11/2018
oferecimento

EM Destaque


Paulínia, Louveira e Jaguariúna estão no top 10 das cidades com os maiores PIBs por habitante do Brasil, aponta IBGE


Dados do Produto Interno Bruto dos municípios foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo órgão federal. Levantamento considera números referentes a 2017. Campinas também se destaca; veja PIBs das 31 cidades da região. Replan é a maior refinaria....

ler notícia
14/12/2019


Especialista em Direitos do Consumidor faz palestra hoje (21/11) na Câmara Municipal LINHA FINA: Com início às 19h e entrada gratuita, evento promete esclarecer detalhes importantes sobre Black Frida


A programação do Natal 2019 em Jaguariúna vai ser aberta com a tradicional chegada do Papai Noel na Maria Fumaça. O desembarque será às 19h do dia 6 de dezembro (sexta-feira), na plataforma do Centro Cultural Zi Cavalcanti. Esse evento, assim como as demais....

ler notícia
22/11/2019


Dia da Consciência Negra será comemorado com dois espetáculos gratuitos em Jaguariúna


Jaguariúna é um dos 102 municípios paulistas, incluindo a capital São Paulo, em que o 20 de Novembro é comemorado para lembrar o Dia da Consciência Negra. A data faz parte do calendário oficial de eventos e homenageia a memória de Zumbi dos....

ler notícia
18/11/2019


Trânsito tem mudanças na área central por causa da Expoflora


Holambra sedia entre os dias 30 de agosto e 29 de setembro a 38ª edição da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora. Com o objetivo de organizar e garantir a segurança e a fluidez do tráfego, o....

ler notícia
10/09/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com