ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Atendimento a gestantes coloca Jaguariúna em destaque no estado, com zero de mortalidade materna

Jaguariúna é uma das poucas cidades paulistas que não são afetadas pelos números negativos divulgados pelo jornal Folha de São Paulo em sua edição eletrônica desta sexta-feira, 28 de junho, no tocante à mortalidade materna (mulheres gestantes) no estado de São Paulo.

Conforme a publicação da Folha, levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que São Paulo, o estado mais rico da federação, registrou em 2017 recorde histórico nas taxas de mortalidade materna. Foram 60,6 mortes por 100 mil, o maior índice já verificado no estado desde o início da série histórica do ministério, em 1996. Os números de 2018 ainda não estão consolidados.

Num trecho da reportagem da Folha, consta que “São Paulo teve aumento de 50% desde 2000”, diz a médica Fátima Marinho, professora do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo) e que até 2018 coordenou o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade).

Esses números, conforme Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, secretária de Saúde de Jaguariúna, chamam atenção pelo fato de que Jaguariúna vem mantendo o número de óbitos zerado desde 2008. “O último óbito materno ocorreu em 2007, quando o município registrou 1 caso”, revela. 

Nas considerações que faz para justificar o bom desempenho no atendimento às gestantes na rede municipal, Maria do Carmo destaca que em Jaguariúna a série histórica evidencia a garantia do acesso e a boa qualidade da assistência ao pré-Natal, parto e puerpério. 

Segundo ela, através de medidas eficientes, que vão desde o planejamento familiar até os cuidados pós-parto, passando por todo o processo gestacional, a saúde municipal torna possível manter esse índice, garantindo acolhimento e resolutividade na assistência às gestantes.

“Antes mesmo de darem à luz, as mães recebem as orientações necessárias por parte das equipes de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, onde têm acompanhamento durante toda a gravidez nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. E além disso, temos um hospital bem equipado e com ótimas condições de acolhimento às parturientes”, explica. 

Ainda segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, o óbito materno é considerado um grande desafio para a saúde pública mundial, em especial para os países em desenvolvimento, representando uma das maiores violações dos direitos humanos das mulheres, uma vez que mais de 90% desses óbitos são por causas evitáveis. 

Panerai Replica Watches

TAG Heuer Replica Watches

Luxury Replica Watches

Replica Watches

Patek Philippe Replica Watches

Tag Heuer Replica Watches

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
01/07/2019
oferecimento

EM Destaque


ESCOLA MUNICIPAL GANHA HORTA E ALUNOS APRENDEM A CULTIVAR


Cenoura, beterraba, alface… A variedade é grande na nova horta da Escola Municipal Escola Adone Bonetti. Os legumes e verduras foram plantados há poucos dias por pais, alunos e funcionários com a ajuda de voluntários da BASF – indústria....

ler notícia
18/09/2019


Posto Eleitoral de Jaguariúna convoca eleitores para cadastramento da biometria na E. M. Professor Irineu Espedito Ferrari


Se você mora em Jaguariúna e ainda não fez seu Cadastro Biométrico para ficar apto a votar nas próximas eleições, preste atenção nessa notícia. O Posto Eleitoral de Jaguariúna fará mais um Plantão para....

ler notícia
11/09/2019


CAMPANHA SETEMBRO AMARELO TRAZ MUITA INFORMAÇÃO PRA PREVENIR O SUICÍDIO


Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação ampla para discutir o assunto. Durante a campanha Setembro Amarelo devem ser apresentadas e discutidas as....

ler notícia
10/09/2019


NO MÊS DE ANIVERSÁRIO DE JAGUARIÚNA TEM DIVERSÃO PRA TODO MUNDO


Neste mês de Setembro, quando é comemorado o aniversário de Jaguariúna, quem gosta de se divertir vai ganhar presentes. Isso porque a Secretaria de Cultura preparou uma programação cheia de opções para todas as idades. Confira a....

ler notícia
05/09/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com