CULTURA

Cerimônia na Fazenda da Barra homenageia herois da Revolução Constitucionalista de 1932

A Fazenda da Barra, patrimônio histórico e cultural de Jaguariúna que está em processo de restauração e preservação pela Prefeitura, foi o cenário das homenagens pela passagem do 87º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado neste 9 de julho de 2019.

Conforme consta nos registros desse episódio histórico, motivo de orgulho para todos os paulistas, a Fazenda da Barra foi ocupada por tropas federalistas vindas de Minas Gerais, que lá permaneceram até o encerramento das hostilidades.

O evento cívico/militar no feriado de terça-feira reuniu entidades, autoridades e convidados para homenagear os heróis paulistas que lutaram contra a ditadura do governo de Getúlio Vargas, exigindo a convocação de uma nova Constituição Federal.

A cerimônia foi organizada pelo Núcleo de Veteranos de 32 – Trincheiras de Jaguariúna em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SETUC). Um dos pontos altos da comemoração foi a participação do Exército Brasileiro, representado por tropas do 2º B Log L (Batalhão Logístico Leve) de Campinas.

Houve desfile de soldados do 2º B Log L, exposição de veículos militares e material bélico, exposição de peças de artilharia recolhidas em trincheiras paulistas na região de Jaguariúna e também a participação de colecionadores de veículos militares antigos. Vários deles eram réplicas dos que foram utilizados pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a Segunda Guerra Mundial, quando tropas do Brasil participaram de combates em solo italiano e ajudaram a derrotar o exército nazista de Adolf Hitler.

A solenidade contou ainda com exposição de material militar e viaturas atuais e antigas, exposição de material das Forças de Segurança pública de Jaguariúna e apresentação de cães adestrados da Polícia Municipal, mais conhecido como Show Dog. Outra atração foi a premiação dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Jaguariúna, que retrataram em seus desenhos os ensinamentos sobre a Revolução Constitucionalista de 32.

Os alunos premiados foram: 1º lugar: Eyck Gradel (4º A - Escola Municipal Dr. Franklin de Toledo Piza); 2º lugar: Jorge Luiz Borges (4º A - Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti) e 3º lugar: Ryan Deivid (4º C - Escola Municipal Professor Mário Bergamasco).

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Samuel Oliveira

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

FACEBOOK
10/07/2019
oferecimento

EM Destaque


ESCOLA DAS ARTES DE JAGUARIÚNA APRESENTA O ESPETÁCULO “BRUXAS”


O espetáculo “Bruxas” – A história que antecede o Mágico de Oz – vai ser apresentado no Teatro Municipal este mês e também em outubro. A Secretaria de Turismo e Cultura convida a todos a prestigiar essa que é mais uma....

ler notícia
19/09/2019


SAMBA NO PARQUE ACONTECE NESTE DOMINGO NO PARQUE DOS LAGOS


No próximo domingo, dia 15, tem mais uma edição do projeto Samba no Parque. Desta vez, o evento vai acontecer no Parque dos Lagos, às 16h, para comemorar o aniversário de Jaguariúna. Em clima de festa pelos 65 anos da cidade a apresentação....

ler notícia
13/09/2019


SERGIO REIS FARÁ SHOW GRATUITO NESTE DOMINGO NO PARQUE DOS LAGOS EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE JAGUARIÚNA


Quem gosta de uma boa música já pode se programar porque vai ter show de graça em Jaguariúna. O cantor e compositor Sergio Reis se apresentará no Parque dos Lagos às 17h.  O show, em comemoração ao aniversário da cidade que....

ler notícia
10/09/2019


TEATRO MUNICIPAL TERÁ APRESENTAÇÕES NESTA QUARTA E QUINTA-FEIRA DE DOIS CLÁSSICOS INFANTIS COM ENTRADA DE GRAÇA


Quem gosta de teatro tem dois bons motivos para sair de casa nessa semana. É que a Secretaria de Turismo e Cultura vai trazer dois espetáculos para o Teatro Municipal em comemoração ao aniversário de Jaguariúna que este mês completa 65 anos.....

ler notícia
10/09/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com