A REGIÃO

Jaguariúna é a única da RMC a obter alto grau de satisfação em Saúde, segundo pesquisa

O grau de satisfação da população no tocante ao atendimento na área de saúde passa pela superação dos desafios que ela costuma ter na maioria dos municípios, mas Jaguariúna foge a essa regra, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) referentes ao segundo trimestre de 2019, ou seja, nos meses de abril, maio e junho. 

Conforme o Indsat, a Saúde de Jaguariúna obteve 684 pontos na consulta feita a pessoas com mais de 16 anos de idade, de várias classes sociais e em diferentes regiões da cidade. Foi o único município a obter Alto grau de satisfação entre os moradores das maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). 

Nas demais cidades pesquisadas Indaiatuba ocupa a segunda colocação, com 622 pontos, e Itatiba vem em 3º lugar, com 534, ambas classificadas como Grau Médio de Satisfação por seus moradores (confira tabela abaixo). O levantamento, segundo o Indsat, é feito mediante criteriosa pesquisa feita com visitas em domicílio, abordagem pessoal e uso de palmtops pelos técnicos que fazem o trabalho de campo. 

Acostumada com a rotina de coordenar e acompanhar o trabalho das diversas equipes que cuidam da saúde da população em Jaguariúna, a secretária da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, entende que o alto grau de satisfação apontado na pesquisa confirma uma realidade. 

“A rede pública atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e trabalha de portas abertas para todos. Temos o atendimento primário, que inclui consultas médicas, curativos, aplicação de vacinas e distribuição de medicamentos nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), por exemplo. E temos os casos de média complexidade, com atendimentos no Centro Odontológico, no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), o Melhor em Casa, que atende pacientes acamados na própria residência, além das especialidades oferecidas via Hospital Walter Ferrari, o Pronto Socorro e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento, dentre outras iniciativas que mostram o potencial de nossa rede municipal de saúde”, explica.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no período entre 2016 e março de 2019 a mortalidade infantil na cidade foi reduzida em 84%, entre crianças menores de 5 anos de idade, o que iguala o município a países como Singapura, Islândia e Japão, que ostentam a menor taxa de mortalidade infantil no mundo, segundo o Index Mundi – CIA WORLD FACTBOOK.

“E vale ressaltar que o prefeito Gustavo Reis sempre nos atende quanto às necessidades mais urgentes. Recentemente, por exemplo, inauguramos três novas Unidades Básicas de Saúde – recebemos cinco ambulâncias, sendo quatro pequenas e uma grande, e uma Van, todos zero quilômetro, que foram incorporados à nossa frota para atender a demanda na Saúde”, revela. 

O prefeito Gustavo Reis endossou a avaliação da secretária de Saúde e completou. “Atender a demanda da população, entendendo suas necessidades e alcançando avaliações altamente positivas, como essa do Indsat, é algo que não só nos deixa satisfeitos como mostra que Jaguariúna está sendo bem conduzida numa de suas áreas mais vitais, que é a saúde”, finaliza.

Tabela dos índices de Satisfação da Pesquisa Indsat
Indsat menor que 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação Indsat entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação Indsat entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação Indsat entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação Indsat igual ou maior que 800 pontos = Grau de Excelência

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
25/07/2019
oferecimento

EM Destaque


Paulínia, Louveira e Jaguariúna estão no top 10 das cidades com os maiores PIBs por habitante do Brasil, aponta IBGE


Dados do Produto Interno Bruto dos municípios foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo órgão federal. Levantamento considera números referentes a 2017. Campinas também se destaca; veja PIBs das 31 cidades da região. Replan é a maior refinaria....

ler notícia
14/12/2019


Especialista em Direitos do Consumidor faz palestra hoje (21/11) na Câmara Municipal LINHA FINA: Com início às 19h e entrada gratuita, evento promete esclarecer detalhes importantes sobre Black Frida


A programação do Natal 2019 em Jaguariúna vai ser aberta com a tradicional chegada do Papai Noel na Maria Fumaça. O desembarque será às 19h do dia 6 de dezembro (sexta-feira), na plataforma do Centro Cultural Zi Cavalcanti. Esse evento, assim como as demais....

ler notícia
22/11/2019


Dia da Consciência Negra será comemorado com dois espetáculos gratuitos em Jaguariúna


Jaguariúna é um dos 102 municípios paulistas, incluindo a capital São Paulo, em que o 20 de Novembro é comemorado para lembrar o Dia da Consciência Negra. A data faz parte do calendário oficial de eventos e homenageia a memória de Zumbi dos....

ler notícia
18/11/2019


Trânsito tem mudanças na área central por causa da Expoflora


Holambra sedia entre os dias 30 de agosto e 29 de setembro a 38ª edição da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora. Com o objetivo de organizar e garantir a segurança e a fluidez do tráfego, o....

ler notícia
10/09/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com