ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Jaguariúna está entre as melhores da RMC no ranking do Programa Município VerdeAzul

Pela 10ª vez consecutiva, Jaguariúna obteve o Selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), concedido anualmente pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o objetivo de medir e destacar a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas.

A cidade subiu 27 posições no ranking geral de 613 municípios, passando de 66º lugar, em 2019, para 39º neste ano. Entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Jaguariúna ficou em 3º lugar – avançou duas posições em relação a 2019 –, atrás apenas de Americana e Itatiba.

Jaguariúna mais uma vez foi destaque no ranking por suas ações de gestão e proteção do meio ambiente. Entre essas ações está o Programa Bacias-Jaguariúna, que prevê a conservação e recuperação de mananciais.

As ações propostas pelo Programa Município VerdeAzul compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.

“O Programa Município Verde e Azul estimula a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do município. Ele engloba vários temas estratégicos dentro da administração pública, o que comprova a estreita relação do meio ambiente com As demais áreas administrativas, como saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e social, entre outras. Esse resultado indica a eficiência da gestão de todos os pilares da administração pública”, disse a diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura, Aline Granghelli Catão.

O programa

O Programa Município VerdeAzul publica anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA). Tal Indicador, disponível aos agentes públicos e a toda a população, serve como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

 

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

BLOG DE JAGUARIÚNA
17/12/2020
oferecimento

EM Destaque


Prefeitura de Jaguariúna antecipa divulgação de alunos aptos e não aptos ao Prouni Municipal e amplia prazo para recursos


A Prefeitura de Jaguariúna antecipou para esta sexta-feira, dia 15 de janeiro, a divulgação da relação dos alunos aptos e não aptos ao programa Prouni Municipal 2021. Além disso, a Administração ampliou de dois para quatro dias o prazo....

ler notícia
15/01/2021


Após implantação de aplicativo, denúncias de maus-tratos a animais crescem 235% em Jaguariúna


O uso do aplicativo “Jaguariúna – Maus-tratos animais”, lançado pela Prefeitura de Jaguariúna no ano passado, possibilitou um aumento de 235% nas denúncias de maus-tratos e abandono de animais feitas à Polícia Municipal. Os números....

ler notícia
14/01/2021


Prefeitura instala iluminação de LED na Estrada do Japonês


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, dá sequência ao programa de modernização da iluminação pública na cidade. Nesta semana, a secretaria está realizando a troca do antigo sistema de....

ler notícia
13/01/2021


Polícia Municipal de Jaguariúna atende quase 2.500 ocorrências em 2020


A Polícia Municipal de Jaguariúna atendeu quase 2.500 ocorrências em 2020. No total, no ano passado foram registradas 2.450 ocorrências, segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. O trabalho de prevenção,....

ler notícia
12/01/2021


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com