A REGIÃO

Docentes de design de interiores e gastronomia do Senac Mogi Guaçu dão dicas para celebrar a data sem sair de casa

Osterbaum: a árvore de Páscoa, de tradição alemã, é ideal para inovar na decoração
Docentes de design de interiores e gastronomia do Senac Mogi Guaçu dão dicas para celebrar a data sem sair de casa
Em março de 2021 a pandemia alçou novos picos de contágio no Brasil inteiro. O Estado de São Paulo adotou medidas mais restritivas com o objetivo de minimizar a transmissão do vírus. Mesmo sem restrição, até o momento, para viagens no feriado de Páscoa, os especialistas alertam que o mais prudente é ficar em casa. A viagem mais segura é novamente para o isolamento, com as pessoas de sua convivência diária. Dessa forma, com a Páscoa batendo à porta, principalmente para quem tem crianças, a data festiva pode ser um momento de trazer alegria, com atividades manuais e gastronômicas envolvendo a espera do coelhinho. 

A docente da área de design de interiores, Arlete Gomes de Oliveira traz uma inovação para a data comemorativa: Osterbaum (Oster = Páscoa e Baum = árvore, ou seja, a árvore de Páscoa), tradição que vem da Alemanha e que tem muitos adeptos pelo mundo. É montada com um galho seco, no qual são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida e da ressurreição. Para o preparo, a docente explica que é preciso reservar as cascas de ovos vazios. “Faça um pequeno furo e retire a gema e clara, lave as cascas com detergente e deixe-as secar com o furo para baixo. Depois decore as cascas com tinta, imagens, tecidos e fitas. Recorte pequenos círculos de papel branco para tampar o furo, cole por cima do círculo fitas coloridas estreitas para as alças (que servirão para pendurar no galho), cole mais um círculo para segurar estas fitas e que serão coladas na parte superior dos ovos”, ensina. 

Para completar as atividades relacionadas à Pascoa, a docente sugere ainda fazer um varal com coelhos, cenouras, pintinhos recortados em papel colorido ou em EVA; máscara de coelho feita com pratinho de plástico e palito e tiaras com orelhas de coelho. “Também podemos usar coelhinhos de pelúcia, pegadas de coelhos pelos ambientes ou até subindo pela geladeira recortadas em papel adesivo, ovos decorados em cestas, assim teremos uma casa toda enfeitada para essa data especial”, ensina Arlete. 

Na hora de pôr a mesa, a dica é fazer porta-guardanapos com tiras de cartolina que se entrelaçam e terminam em formato de orelhas de coelho. E, para complementar a mesa, louças brancas e velas para realçar o colorido da decoração. “Estes elementos, remetem à natureza e ao renascimento da vida”, esclarece a docente.

Miniovos de chocolate: opção

Outra dica de atividade para fazer com as crianças é dada pelo docente Vinícius de Souza Sanches, da área de gastronomia do Senac Mogi Guaçu que sugere a personalização de miniovos de chocolate para entreter a garotada. “É possível fazer pezinhos, orelha e rabinho de pasta americana e colar no miniovo com chocolate derretido. Para colar, pode usar cobertura fracionada. Ainda é possível fazer pintura nesses ovinhos com chocolate colorido ou derreter o chocolate branco e colorir com corante alimentício”, ensina. Se for presentear alguém com o mimo produzido, vale apostar na decoração da embalagem. “Os ovinhos podem ser embrulhados com tecido temático de Páscoa ou colocados em caixinhas de acetato transparente”, sugere o docente.

Casa pronta e decorada, agora é hora de decidir o cardápio! O docente Vinicius elaborou um cardápio delicioso (com alternativas para vegetarianos e veganos). Confira:

Entrada: salada de folhas com frutas secas e castanhas tostadas. Sugestão é utilizar damasco, ameixas, tâmaras e amêndoas, pistache e castanha do Pará. “Você pode ainda fazer um molho vinagrete de frutas vermelhas ou maracujá, que vai ficar ótimo”, ensina. Para o vinagrete: uma parte de suco de limão ou vinagre, 3 partes de azeite extravirgem, uma pitada de sal, pimenta do reino e, se for usar fruta, acrescente em quantidade proporcional ao suco de limão, emulsione, despeje sobre a salada.
 
Prato principal: risoto de peras com gorgonzola e salmão grelhado com crosta de castanhas. Caso seja vegetariano, pode cancelar o salmão e ficar só com o risoto que é uma delícia e se for vegano, pode fazer o risoto com versões de queijos veganos que também manterão a sugestão viável. “Existem opções no mercado, mas normalmente, quem é vegano acaba tendo que aprender a fazer queijo em casa, pois o mercado de queijos veganos ainda não é tão acessível financeiramente”, alerta.
 
Sobremesa: “sou apaixonado por doces de compota e adoro a combinação deles quentes com sorvete, então, como sugestão você pode fazer um doce de abóbora, doce de mamão verde, figo, banana, ou ainda, se quiser seguir um caminho mais tradicional, pode fazer um tradicional brownie de chocolate e servir também acompanhado de sorvete”, sugere Vinicius.

E para quem quer aproveitar a data para ter uma renda extra, ainda dá tempo de investir nos ovos artesanais de colher e recheados. “O ideal é trabalhar com chocolates nobres, que necessitam de temperagem; caso não tenha domínio da técnica é possível fazer os ovos com chocolate fracionado, que é mais barato e fácil manusear”, finaliza o docente. 

Ficou com dúvida em como preparar algum dos pratos? Aproveite para se inscrever nos cursos da área de gastronomia do Senac Mogi Guaçu:  Técnico em Cozinha, Técnico em Nutrição e Dietética, Formação Básica em Confeitaria, Formação Básica em Gastronomia. Mas se você deseja criar projetos para transformar ambientes em espaços funcionais, personalizados e confortáveis o curso Técnico em Design de Interiores está com inscrições abertas. Para mais informações acesse: http://www.sp.senac.br/mogiguacu.

Serviço:?Senac Mogi Guaçu ?Endereço: Rua Adelino Damião, 55 - Jardim Paulista - Mogi Guaçu/SP?Informações: www.sp.senac.br/mogiguacu 
 

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
31/03/2021
oferecimento

EM Destaque


JAGUARIÚNA VOLTA PARA A FASE AMARELA


Após permanecer na fase laranja e vermelha desde o dia 25 de janeiro, Jaguariúna volta novamente à fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A decisão foi anunciada na tarde de hoje, 5 de fevereiro, pelo governador....

ler notícia
05/02/2021


Aprenda a fazer a mudança para o seu novo imóvel em Campinas de forma tranquila


Veja o passo a passo para não ter dor de cabeça ao se mudar para seu novo lar em Campinas Mudar-se para um apartamento em Campinas é empolgante - você tem um novo começo, novas oportunidades e a chance de tornar seu novo lugar seu. Isso não significa que....

ler notícia
14/01/2021


HOLAMBRA TEM ALTA DEMANDA DE HOSPEDAGEM


O turismo de negócios é um forte motor da economia do país e representa cerca de 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.? Somente a cidade de São Paulo, como um simples exemplo, recebe milhões de turistas todos os....

ler notícia
25/06/2020


Paulínia, Louveira e Jaguariúna estão no top 10 das cidades com os maiores PIBs por habitante do Brasil, aponta IBGE


Dados do Produto Interno Bruto dos municípios foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo órgão federal. Levantamento considera números referentes a 2017. Campinas também se destaca; veja PIBs das 31 cidades da região. Replan é a maior refinaria....

ler notícia
14/12/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com