ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Jaguariúna terá atividades preventivas e de orientação no dia 14/11 – Dia Mundial do Diabetes

Diabetes é uma doença que muita gente conhece e que, segundo os médicos, requer alguns cuidados para que não haja complicações. Ela é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Assim como as demais, também com o diabetes o melhor remédio é a prevenção.

Em Jaguariúna, no próximo dia 14 de novembro, “Dia Mundial do Diabetes”, a Secretaria de Saúde programou uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Nova Jaguariúna, Miguel Martini, da Vila 12 de Setembro, do Fontanella, do Jardim Florianópolis, da Roseira de Cima e da Roseira de Baixo, de Guedes, do Zambon, do Cruzeiro do Sul e também no programa Melhor em Casa, no CAPS. Confira datas, horários e atividades em cada local na tabela abaixo.

A insulina é o hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. Dessa forma, o diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer. A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).


Como surgiu o Dia de Prevenção e Combate ao Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento. Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes, em 14 de Novembro, apontando para um Novembro Diabetes Azul - a entrada da ONU e a cor azul, simbolizando a bandeira da entidade, deram um peso político incomensurável.

Fonte: https://www.diabetes.org.br/publico/palavra-da-presidente/1872-o-verdadeiro-dia-mundial-do-diabetes

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
11/11/2019
oferecimento

EM Destaque


ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE JAGUARIÚNA PROMOVE EVENTO DE VENDAS NO TEATRO MUNICIPAL


O congresso Vendalogia traz para Jaguariúna dois especialistas em vendas que vão apresentar formas de como é possível atrair mais consumidores e ajudar o seu negócio crescer. Considerado referência na região o evento tem como objetivo fazer as....

ler notícia
11/11/2019


CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA VACINA QUASE 1500 ANIMAIS NO ÚLTIMO SÁBADO


O segundo dia da Campanha de Vacinação Antirrábica (contra a raiva animal) aconteceu no último sábado, dia 9, em Jaguariúna. Com o lema “Não deixe a raiva matar seu amor”, durante o dia inteiro cães e gatos foram levados pelos....

ler notícia
11/11/2019


Prevenção ao câncer de próstata domina agenda da Secretaria de Saúde de Jaguariúna neste Novembro Azul


Não é segredo pra ninguém que os homens são mais resistentes a ir regularmente ao médico do que as mulheres, e justamente por isso é que a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, ganha mais importância.....

ler notícia
11/11/2019


Secretaria de Obras de Jaguariúna divulga regras para descarte de entulhos e manutenção de terrenos


Com a finalidade de normatizar o sistema de coleta de entulhos de obras no município, a partir deste mês de novembro a Secretaria de Obras e Serviços de Jaguariúna fez uma alteração na regra em vigor, uma vez que a finalidade é manter as....

ler notícia
11/11/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com